• 49
  • 0

Com o passar dos anos e o envelhecimento natural do corpo humano, a coluna vertebral também sofre alterações degenerativas. Costumo informar meus pacientes, até antes mesmo de realizarem uma ressonância magnética da coluna, que é possível ou até mesmo é provável que apresentará na imagem abaulamento, protrusão ou hérnia discal em algum nível da coluna. Eu gosto de reforçar que é parte da minha função como Neurocirurgião associar a queixa do paciente, o exame físico realizado durante a consulta e os achados do exame de imagem para entendermos juntos se a cirurgia é necessária ou não.

Isso de deve ao fato que a maioria das hérnias de disco encontradas em exames da coluna não precisam receber nenhuma intervenção cirúrgica.

Mas então, quando a cirurgia para hérnia de disco é necessária?

Necessitamos intervir em hérnia de disco em algumas situações. Vejamos:

1 – Em casos nos quais o paciente apresenta alguma fraqueza motora que corresponda ao nervo sendo pinçado em ressonância magnética.

A fraqueza motora é indicação de cirurgia de urgência. Não é prudente tentarmos tratamentos conservadores. Isso ocorre, pois mesmo que o corpo consiga em semanas ou meses reduzir o tamanho da hérnia discal e reduzir a inflamação local, todo esse tempo que levou para tentar a melhora com tratamento conservador, o nervo pode apresentar sequelas irreversíveis por essa compressão duradoura. Assim, déficit motor necessita de uma abordagem cirúrgica e precoce.

2 – Alteração de sensibilidade que não melhorou com tratamento conservador por 6 semanas.

Em hérnias discais que gerem exclusivamente sintomas sensitivos, podemos tentar o tratamento conservador por 6 semanas. Isso inclui: fisioterapia, medicamentos, reduzir pegar peso para reduzir a sobrecarga mecânica na coluna.

3 – Alteração esfincteriana vesical e/ou fecal

Pacientes que apresentem perda do controle urinário e/ou fecal e que apresentem alteração em ressonância magnética que condiz com compressão medular ou radicular, necessitam de cirurgia de urgência. Novamente, mesmo que o corpo consiga em semanas ou meses reduzir o tamanho da hérnia discal e reduzir a inflamação local, todo esse tempo que levou para tentar a melhora com tratamento conservador, os nervos responsáveis pelo controle esfincteriano urinário e fecal podem apresentar sequelas irreversíveis por essa compressão duradoura.

Quais os tipos mais comuns de cirurgia que podemos realizar para tratamento de hérnia de disco?

1 –Retirada da hérnia discal por endoscopia:

A técnica endoscópica cresce e se consolida cada vez mais pelo mundo todo. Essa cirurgia realiza corte muito pequeno na pele, para cada nível que necessite de tratamento. Além de esteticamente o corte ser pequeno e, de modo geral, praticamente imperceptível no pós-operatório, com essa técnica machucamos pouco o tecido subcutâneo e a musculatura que se fixa à coluna, para conseguirmos finalmente acessar a coluna vertebral.

Assim, a dor e a taxa de infecção pós-operatória são significativamente menores quando comparadas às técnicas convencionais.

2 – Retirada da hérnia discal e implante de prótese discal:

Em alguns casos específicos, não apenas o paciente apresenta hérnia discal comprimindo o canal vertebral, bem como apresenta instabilidade da coluna vertebral. Assim, sabemos de antemão ao procedimento que apenas retirar a hérnia não será o suficiente. Nestes casos, retiramos a hérnia discal e retiramos todo o disco no nível acometido. Não se pode apenas retirar o disco todo. Precisamos implantar uma prótese onde foi retirado o disco para manter a estrutura estável da coluna vertebral.

Aproveito para acrescentar que em uma menor parte destes casos, podemos necessitar também de outros recursos para estabilização da coluna, como uso de fixação via posterior com parafusos.

Quero reforçar que cada caso envolve um planejamento cirúrgico único e uma conversa específica com cada paciente para juntos entendermos qual a melhor técnica a ser utilizada.

As informações aqui contidas não substituem de forma alguma a consulta médica.

Caso necessite de avaliação neurocirúrgica para tratamento da coluna vertebral, estou à disposição para atendê-lo(a).

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *