Pacientes com traumatismo craniano e da coluna vertebral

Pacientes com traumatismo craniano e da coluna vertebral costumam buscar atendimento imediato em Pronto-Socorro e são avaliados por nós Neurocirurgiões diretamente na sala de emergência ou leito de UTI. No entanto, por vezes atendo em meu consultório pacientes com queixas de dias, semanas ou meses após um traumatismo.

Quando o ocorrido foi um traumatismo craniano, podemos nos deparar com dores de cabeça iniciadas após o evento. Essas dores de cabeça podem se resolver espontaneamente com uso de medicação por um período determinado para controle da dor. Porém é de extrema importância realizarmos uma investigação com exame de imagem do crânio. Isso de dá pela possibilidade de ter-se desenvolvido um hematoma subdural crônico e o único jeito de realizarmos o diagnóstico é com ressonância magnética ou tomografia do crânio.

Esse sangramento intracraniano tem como característica se desenvolver lentamente e por isso manifesta sintomas apenas após semanas ou meses. Caso esse seja o diagnóstico em questão, avaliaremos se há necessidade de cirurgia para drenagem ou se é possível o manejo conservador do caso.

05-imagem_trauma_craniano_e_vertebral-2
Sintomas

Os sintomas podem se somar a fraqueza e formigamento nos membros. A avaliação com ressonância magnética, tomografia e raio-x da coluna poderá nos trazer informações se ocorreu fratura, escorregamento (listese) das vértebras, aparecimento de hérnia discal traumática, entre outras possíveis complicações decorrente do trauma.

Caso tenha sofrido algum traumatismo craniano ou da coluna vertebral e esteja com dores ou alterações neurológicas, estaremos à disposição para avaliá-lo.